pasta de acelgas, espinafres, cogumelos shiitake e manga

Adoro cozinha italiana, principalmente as massas. Estou sempre a inventar novas receitas com massa, seja ela integral, sem glúten, de quinoa, de lentilhas etc. A verdade é que hoje em dia, já existem imensas opções de massa ou a imitar a textura da massa, que nos permitem fazer receitas maravilhosas, mais ou menos calóricas.
Pessoalmente utilizo sempre massa integral,  massa de quinoa,  ou os slim noodles (quando me apetece muito uma massa, mas não preciso de hidratos de carbono), pois são as minhas preferidas.
Como já pudeste ver, a base da minha alimentação são os legumes e sinceramente já não consigo viver sem eles. Nesta receita coloco três tipos de legumes que utilizo muito na minha alimentação diária:
A acelga é uma hortaliça muito completa a nível nutricional sendo rica em vitaminas e sais minerais, baixa em calorias e gordura. Já os espinafres, que estão praticamente sempre presentes na minha alimentação, são super ricos em ácido fólico e ferro que ajudam a prevenir anemias,  flavonóides tendo propriedades anticancerígenas e têm também propriedades antioxidantes. Por fim, os cogumelos shiitake, muito consumidos no oriente, são conhecidos também pelas suas propriedades anticancerígenas e por fortalecerem a imunidade.
Normalmente salteio sempre os legumes pois, quanto menos cozinhados são, mais são mantidas as suas propriedades nutricionais, pois o calor tende a provocar a perda de alguns nutrientes.
Junta-se então esta bomba nutricional a uma massa super saborosa e temos uma refeição óptima e muito rica!
Vamos experimentar?
Ingredientes (para 2 pessoas):
– 4/5 folhas de acelgas
– Duas taças médias com espinafres
– Uma taça média com cogumelos shiitake
– 200g esparguete (podem utilizar qualquer outra opção idêntica)
– 2 dentes de alho
– 1 cebola pequena
– 2 colheres de sopa de leite de coco
– Azeite qb
– Curcuma qb
– Pimenta preta qb
– Sal qb
-1 manga
Preparação:
1- Coloca a massa a cozer, com sal, até ficar no ponto (aprox 12min).
2- Numa frigideira faz um refogado com azeite, cebola e alho até dourar.
3- Acrescenta os legumes cortados (os talos das acelgas também se comem e são óptimos) para saltear.
4- Acrescenta a massa e envolve com os legumes.
5- Tempera com curcuma, pimenta preta e sal e envolve bem.
6- Quando os legumes já tiverem salteados, acrescenta o leite de coco e deixa apurar.
7- Serve e acrescenta a manga para dar ainda mais sabor. 🙂
Deliciosa!!
E por ai? Qual é a tua massa preferida?
Beijinhos 🙂
Filipa

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