os benefícios da meditação

Hoje mostro-te o que é a Meditação e quais os benefícios que esta prática pode ter na nossa mente e corpo.
Começando pela palavra“Meditação”, esta deriva do latim “Meditari”, e o seu significado é “entrar em estado de contemplação ou reflexão”.
Esta técnica tem a sua origem no Oriente porém, especula-se que já na pré-história, o homem meditava junto da fogueira, focando a sua atenção no fogo, reduzindo a sua ansiedade para actividades futuras.
Apesar de ser uma prática ligada à religião e filosofia oriental, esta foi introduzida oficialmente no Mundo Ocidental em 1920, pelo Espiritualista indiano Paramahansa Yogananda e já é praticada em todo o mundo.
Assim resumidamente,  a Meditação pode ser vista a partir de duas perspectivas, uma mais tradicional/espiritual, relacionada com a religião e cultura, em que o principal objetivo é atingir um estado de liberdade ou um acordar espiritual, como por exemplo o estado de Nirvana (Budismo) ou o Moksha (Hinduísmo), através de um treino rigoroso da prática da meditação. E outra mais ocidental e terapêutica em que o grande objectivo é a auto-regulação através do aumento das capacidades de atenção e auto-consciência.
Esta prática, pressupõe que se utilize uma técnica bem definida e voluntária, devemos estar relaxados a nível muscular, não devemos criar expectativas ou analisar os nossos pensamentos e devemos focar a nossa atenção.
Muitos são os estudos científicos feitos nesta área e são cada vez mais as pessoas que querem experimentar e que abraçam este estilo de vida (Sim, porque acaba por ser um estilo de vida influenciando as nossas decisões e maneira de estar). São vários os benefícios associados a esta prática, tanto a nível mental como físico, tendo um enorme impacto no nosso bem-estar.
Mentalmente a meditação ajuda-nos e sermos mais positivos, mais criativos, aumenta os níveis de felicidade, auto confiança e afectividade melhorando a satisfação connosco e com os outros. Fisicamente, a meditação acalma o sistema nervoso, tendo o impacto no stress e ansiedade. Também diminui a pressão sanguínea e melhora o nosso sono (pessoalmente tinha imensas insónias e desde que comecei a praticar meditação, durmo como um bebé).
Existem várias formas de meditar, algo que vou aprofundando com tempo aqui no Terra Maya, como as Meditações Mantra,Meditações Mindfulness, Yoga, Tai Chi e Qi Gong.
Se tiveres mais curiosidade podes ver no youtube alguns vídeos que gosto sobre este tema 🙂
Praticas algum tipo de meditação? Notaste alguma diferença na tua vida?
Filipa

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