os benefícios da meditação

Hoje mostro-te o que é a Meditação e quais os benefícios que esta prática pode ter na nossa mente e corpo.

Sempre fui uma pessoa muito stressada, inclusive é algo que ainda não domino na perfeição. O stress impede a nossa conexão mais profunda e para mim, abraçar a meditação mudou a minha vida, pois permitiu-me conectar com o meu Eu interior, em momentos mais stressantes, e não só.

Começando pela palavra“Meditação”, esta deriva do latim “Meditari”, e segundo Dilwar Hussain e Braj Bhushan, o seu significado é “entrar em estado de contemplação ou reflexão”. Apesar de ser uma prática ligada à religião e filosofia oriental, esta foi introduzida oficialmente no Mundo Ocidental em 1920, pelo Espiritualista indiano Paramahansa Yogananda e já é praticada em todo o mundo.

Assim resumidamente,  conhecemos a Meditação de duas formas distintas, uma mais tradicional/espiritual, relacionada com a religião e cultura, em que o principal objetivo é atingir um estado de liberdade, uma conexão espiritual profunda. E outra mais ocidental e terapêutica em que o grande objetivo é a auto-regulação e a exercitação da mente.
Segundo os Sutras de Patanjali,  a concentração ou dharana, é o começo da meditação: “Dharana é a fixação da mente num lugar objeto ou ideia”. Segundo o mesmo, a meditação culmina no estado de Samadhi em que o objeto, a ideia e aquele que medita já não existem, deixando de haver aquela perceção de que estamos a meditar: “Samadhi é a mesma meditação quando só há o brilho do objeto, como se destituído de forma”
Esta prática, pressupõe que estejamos relaxados e presentes, evitando criar expectativas ou analisar os nossos pensamentos e devemos focar a nossa atenção.
Muitos são os estudos científicos feitos nesta área e são cada vez mais as pessoas que querem experimentar e que abraçam este estilo de vida (Sim, porque acaba por ser um estilo de vida influenciando as nossas decisões e maneira de estar). São vários os benefícios associados a esta prática, tanto a nível mental como físico, tendo um enorme impacto no nosso bem-estar.
Mentalmente a meditação ajuda-nos e sermos mais positivos, mais criativos, aumenta os níveis de felicidade, auto confiança e afectividade melhorando a satisfação connosco e com os outros. Fisicamente, a meditação acalma o sistema nervoso, tendo o impacto no stress e ansiedade. Também diminui a pressão sanguínea e melhora o nosso sono (pessoalmente tinha imensas insónias e desde que comecei a praticar meditação, durmo como um bebé).
Existem várias formas de meditar, algo que vou aprofundando com tempo aqui no Terra Maya, como as Meditações Mantra,Meditações Mindfulness, Yoga, Tai Chi e Qi Gong.
Se tiveres mais curiosidade podes ver no youtube alguns vídeos que gosto sobre este tema 🙂
Praticas algum tipo de meditação? Notaste alguma diferença na tua vida?
Filipa

 

Write a Comment