spirulina, um superalimento

Como sabes, na minha despensa, vou falando de alimentos que não faltam na minha alimentação devido aos seus inúmeros benefícios. Hoje trago-te um superalimento, com um sabor muito característico, a Spirulina.
A Spirulina é uma cianobactéria muito utilizada como suplemento alimentar e com grande interesse para a saúde pública. Devido às suas propriedades nutricionais e tendo em conta a sua produção fácil e barata, a ONU vê na spirulina uma das estratégias no combate à fome e desnutrição a nível Mundial.
Afinal porquê que a Spirulina é um bom complemento a uma alimentação rica e variada?
– Óptima fonte de Proteína
A sua composição pode atingir 50-70% de proteína sendo que todos os aminoácidos essenciais estão presentes na sua constituição, valor este superior ao observado na carne – 15% a 25%.
Para os vegetarianos/vegan esta também é uma boa opção. De ter em conta que a Spirulina tem 20 vezes mais proteína do que a soja!
– Riquíssima em Vitaminas
Vitamina A – Importante na manutenção da saúde visual, pele e cabelos e fortalecimento do sistema imunitário.
Vitamina E – Antioxidade natural que previne o dano causado às nossas células
Vitamina B12 – Recorde-se que esta é uma vitamina difícil de obter a quem opta por retirar alimentos de origem animal da sua alimentação. A carência de vitamina B12 poderá provocar anemia!
-Contém uma grande variedade de minerais, nomeadamente Ferro, Cálcio, Fósforo e Potássio.
De destacar a elevada biodisponibilidade do Ferro proveniente da Spirulina que, à semelhança da vitamina B 12 poderá prevenir anemia, particularmente em mulheres grávidas e crianças.
A Spirulina contém maior quantidade de cálcio que o leite, tornando-se uma excelente opção para pessoas que não consomem laticínios e/ou seus derivados.
– Ajuda na prevenção de algumas doenças
Vários estudos relataram que a Spirulina parece diminuir os níveis sanguíneos de colesterol LDL e triglicéridos e aumentar o colesterol HDL, bem como ter um efeito hepatoprotetor (protector do figado). Ação antialérgica, antibacteriana, neuroprotectora e anticancerígena são outros dos benefícios apresentados pelo consumo desta cianobactéria.
Espero que gostes!
Filipa e Pedro

Write a Comment