papas de aveia

Confesso que ADORO papas de aveia e considero que é uma óptima opção para um pequeno-almoço ou lanche saudável.
A aveia é um hidrato de carbono muito interessante e uma óptima opção para substituir os famosos cereais de pequeno-almoço que estão repletos de açúcar. Esta regula os níveis de colesterol, o funcionamento intestinal, os valores de açúcar no sangue, é anti-inflamatória, rica em vitaminas e minerais e é bastante energética. Para além destes benefícios também pode ser um excelente aliado para quem quer perder peso, pois ajuda a controlar os nossos desejos por doces visto que, devido à sua libertação lenta, não existem picos de glicemia no sangue.

Podes consumir aveia de variadas maneiras, mas eu adoro as papas, por isso decidi partilhar contigo. Vamos provar?

Ingredientes:
– 250ml de leite de amêndoa (gosto muito deste para as papas, mas qualquer um pode ser utilizado em iguais quantidades).
– 30g de aveia (gosto dos flocos finos pois dá uma consistência mais cremosa, mas se não gostares podes sempre utilizar flocos mais grossos.)
-Toppings à escolha: Mirtilos, Banana, Lascas de Coco, Bagas Goji, Chia, Framboesas, Morangos, Kiwi…
Nota: Podes usar os 150ml de leite e 100ml de água se assim preferirem, ou então, só com água (caso queiras uma opção menos calórica). Para a segunda opção, aconselho a colocares duas claras.

Preparação:
1-Coloca o leite ao lume até aquecer juntamente com o pau de canela e uma raspa de limão.
2-Em lume brando, vai mexendo até ficar com a consistência que gostas, aproximadamente 7′.
3-Serve e acrescenta os toppings que desejares  (adoro acrescentar bagas de goji e côco ralado) . Não costumo acrescentar muita fruta para não exagerar nos hidratos de carbono mas uns mirtilos/framboesas/banana ligam sempre bem 🙂
Nota: Como o leite de amêndoa já é doce não costumo acrescentar mais nada, mas podes sempre colocar um fio de mel ou geleia de arroz.

Et voilá! Simples, prático e super saboroso 🙂

Write a Comment