os preferidos da minha biblioteca #1

Para quem me acompanha nas redes sociais já deve ter percebido que adoro ler. Confesso que quando entro de férias, das primeiras coisas que penso, é que vou ter mais tempo para ler aquele livro que fica na minha cabeceira, muitas vezes só e abandonado, não por escolha, mas por não o conseguir ler tanto quanto queria.

A verdade é que se tenho um blogue a falar dos meus interesses e estilo de vida, faz todo o sentido falar dos livros que mais me  marcaram, quando passaram pela minha vida. Como tal, todos os meses vou partilhar contigo um dos meus livros preferidos do momento!

Para primeiro livro,  não podia deixar de ser o livro de Hermann Hesse, um escritor alemão, que ganhou um Prémio Nobel de Literatura com este romance, Siddharta.

Este livro fala-nos sobre Siddharta Gautama, Buda, como popularmente chamado e a sua busca pela sabedoria, através de uma história de vida inspiradora cheia de viagens e ensinamentos.

De uma leitura muito acessível e rápida, é um livro que considero essencial, não só para quem tem curiosidade sobre a filosofia oriental, mas para quem se interessa pela busca do nosso eu interior. Este é um dos livros que mais me marcou  e que me fez repensar sobre mim mesma e as minhas escolhas.

“Quando alguém procura – respondeu Siddhartha – pode acontecer que os seus olhos vejam apenas a coisa que ele procura, que não permitam que ele a encontre porque ele pensa sempre e apenas naquilo que procura, porque ele tem um objetivo, porque está possuído por esse objetivo. Procurar significa ter um objetivo. Mas encontrar significa ser livre, manter-se aberto, não ter objetivos.” (Hesse, 2014, p. 142).

Boas leituras 🙂

Filipa

 

Comments

  1. Gosto muito desse livro. De tempos a tempos vou buscá-lo à estante para reler algumas passagens. Inspirador, sem sombra de duvidas.

    • Partilho desse sentimento! Obrigada pela partilha 🙂

Write a Comment