os cristais e a sua relação com o nosso bem-estar.

A área dos cristais e pedras preciosas sempre me fascinou, não só pela sua beleza, mas porque efectivamente me transmitem as mais variadas sensações e um conforto inexplicável quando presentes. Por essa razão, sempre procurei saber mais sobre os seus poderes de cura e relação com o nosso bem-estar. Sim… acredito que para algumas pessoas seja difícil de acreditar que uma “simples pedra” possa ter algum tipo de “poder mágico”  que contribui para o nosso bem-estar, mas o segredo está na palavra: Energia.

Vamos começar pelo principio… Os minerais foram-se formando desde há milhões de anos, sendo constituídos por elementos químicos, que dependendo de variadas condições que variam de uns para outros, dão origem posteriormente aos cristais. Os cristais apareceram quando os átomos que fazem parte da sua constituição, se acumularam nas quantidades certas, contendo partículas em constante movimento, transportando assim uma enorme energia que pode ser conservada e transmitida dentro da sua estrutura cristalina.

Falando da energia e da sua importância, é um facto que tudo ocorre dentro de um campo electromagnético do Universo e todos nós fazemos parte dele. A energia está então presente como elemento base de tudo o que nos rodeia e de nós mesmos, sendo essa  positiva ou negativa, influenciando o nosso estado de espírito e bem estar. Apesar de poder parecer um pouco estranho, pensa comigo: Existem ambientes/pessoas que nos causam algum desconforto, que nos deixam com menos energia ou em estados mais ansiosos e , por sua vez, também existem aqueles que nos deixam mais tranquilos, leves e felizes, sem razão aparente, certo? Não é por acaso…

Na minha vida, por sentir que sou bastante influenciada pela energia à minha volta, dou muita importância aos ambientes que frequento, sendo a minha casa o meu espaço predilecto, o meu porto de abrigo e onde tenho de me sentir mais confortável e feliz. Posto isto, na minha casa não faltam velas, incensos e cristais, que funcionam como complemento para equilibrar as minhas energias.

Existe uma grande tradição em volta dos cristais e pedras preciosas proveniente de diversas culturas, no processo de cura, sendo complementos incríveis ao nosso processo de auto-descoberta, auto-amor e na promoção de uma energia mais positiva. Inclusivamente, pode-se dizer que os cristais são a manifestação mais pura de energia no mundo físico, energia essa que influencia o ambiente e todos os seres vivos, neutralizando as influências mais negativas e potencializando as positivas. Contudo, é importante perceber que eles não actuam completamente sozinhos mas sim como complemento à nossa vida espiritual, sendo que temos de ser nós os principais agentes de mudança.

Quando procuras cristais, podes ver que eles surgem principalmente em três formas distintas: Na sua forma natural, onde é possível veres a rocha-base; Isolados, em que se encontram separados da matriz; ou ainda sob a forma de pedras roladas, apresentando um aspecto macio, polido e colorido. Em relação aos seus campos de energia, as pirâmides e obeliscos tendem em ser mais fortes energeticamente que as esferas, mas cada um tem a sua utilidade.

Outro aspecto importante em relação aos cristais é que estes têm de ser limpos, para remover todas as energias negativas que possam ter sido absorvidas. Pessoalmente gosto de os limpar com sal marinho durante a noite.

Para iniciares a tua colecção, existem várias formas de escolheres os teus cristais, contudo, a forma que talvez seja mais simples, é o grau de atracção que sentimos pelas variadas pedras. Naturalmente vamos nos sentir mais inclinados para as pedras que nos vão ser mais úteis, dependendo da energia que sentimos inconscientemente.

Curiosidade sobre os meus cristais:

Os meus cristais preferidos de momento são:

Quartzo Rosa, que está relacionado com a redução do stress emocional, diminuindo a agressão e promovendo a compreensão e empatia. Também, é considerada a pedra do amor e da felicidade promovendo a nossa terna apreciação de todas as coisas.

Aventurina Verde, que é uma das melhores pedras para equilibrar o nosso coração, tendo qualidades calmantes e de equilíbrio como também, é considerada a pedra da boa sorte.

Ametista, a mestre da cura, tendo poderes calmantes e estabilizadores, contribuindo para a redução do stress, preocupação e irritabilidade. Facilita a meditação e promove a paz interior.

Não sou nenhuma pró em cristais e ainda tenho muito que aprender, mas aqui fica aquilo que sei e a sua relação com o meu bem-estar. E por ai? Qual o teu cristal favorito?

Espero que gostes!

Filipa

 

 

Comments

  1. Adorei este post sobre os Cristais! Há muito para descobrir neste Mundo tão cheio de energia, que a mãe Terra nos concede.
    Hei-de procurar mais sobre o tema e ficarei atenta por aqui 🙂
    Beijinhos
    dSofia

    • Que bom Sofia! Irei explorar mais o tema :). beijinhos

  2. Olá 🙂 adorei o post. De ha uns tres anos para cá que passei a olhar para os cristais de forma diferente, e cheguei mesmo a ter o meu conjuntinho – amestista, quartzo rosa e o olho de tigre (que sinto de facto aquela energia que ele emana, sinto aquele vibrar nas mãos, para além de ser muito giro)
    Comecei a usa-las e a andar sempre com elas e pela noite usava a energia da Lua para as carregar. Tinha iniciado a minha vida profissional num ambiente pesado, com pessoas tóxicas e com energias negativas, e isso afetava-me imenso porque não encaixava com a minha forma de ser e estar. Esfregava as pedrinhas, admirava-as e usava-as como amuletos. A dada altura, ja depois de me ter despedido, em conversa com uma amiga que estava numa fase complicada, e pensei “os cristais foram bons para mim ajudaram-me, vou passa-los a ela, para ajuda-la” e assim foi 🙂 ficou muito melhor e ate diz que a ajudaram no amor. E acho que gostou tanto dos cristais que acabou por ficar mesmo com eles. Agora, com este post acho que vou voltar a formar a minha seleção de pedrinhas preciosas. Obrigada pela partilha 🙂 beijinho

    • Olá Joana! Tão bom ler o teu testemunho. Também sinto esse vibrar nas mãos e toda a sua energia positiva. Um grande beijinho

  3. Boa noite Filipa, só hoje pude ler o seu texto acerca dos cristais , algo que me fascina mas que sinto que me é desconhecido.
    Obrigada por estas partilhas ❤
    Muito sucesso e o melhor desta vida

    • Muito obrigada Marta! Tudo de bom <3

Write a Comment