como mudar para cosmética natural e orgânica, em três passos.

Não é segredo que tenho em atenção os alimentos que consumo, como também, aquilo que coloco na minha pele é alvo de análise. Desde que adoptei um estilo de vida mais saudável, que tenho feito várias alterações na minha vida, umas mais fáceis que outras confesso.

Quando comecei a procurar uma rotina de beleza mais natural e orgânica senti algumas dificuldades, não só porque existe muita informação enganosa, como também, no que toca à escolha dos produtos, esta não é uma decisão fácil e imediata.

Como tal, neste post partilho contigo 3 dicas, para te ajudar neste processo, caso te faça sentido.

1- Informa-te sobre o que estás a comprar

Hoje em dia, a designação “natural”, “orgânico” e “vegan”, ao serem exploradas e procuradas mais intensivamente, têm gerado alguma informação que nos deixa na dúvida sobre o seu significado. Antes de mais, considero que é necessário distinguir todos os conceitos, para percebermos o que estamos a comprar.

Natural, vegan e orgânico não são sinónimos, apesar de ser muito fácil confundir o consumidor sobre o produto em questão.

Quando se diz que o produto é vegan, significa que não contém produtos de origem animal, ponto. Contudo, não é necessariamente natural ou orgânico.

Em relação à cosmética natural Vs orgânica, esta pode ser facilmente confundida. Começando por falar da cosmética orgânica, segundo a Soil Association: ” Cosmética orgânica é a formulação de produtos cosméticos que utilizam ingredientes cultivados organicamente. Estes ingredientes são cultivados sem o uso de organismos geneticamente modificados (GMO), herbicidas, fertilizantes sintéticos e muito mais.”.

Por sua vez, quando falamos de cosmética natural, segundo a NATRUE : “Os cosméticos naturais são produtos que (sujeitos às Seções 2.2 e 2.3) são produzidos exclusivamente por substâncias naturais.”. De acordo com as secções descritas anteriormente, estão incluídas as “Substâncias idênticas à natureza” e  “Substâncias naturais derivadas”. Ou seja, os produtos podem ser naturais, visto que têm ingredientes provenientes da natureza, mas podem não ser orgânicos, se tiverem ingredientes criados sinteticamente.

Concluindo, considero que depois de entendermos o significado das palavras referidas anteriormente, o importante é lermos os constituintes dos produtos, a sua verdadeira designação e se são, ou não, certificados.

2- Muda os produtos gradualmente

Quando pensamos nesta mudança, enfrentamos alguns desafios. Primeiro, quando olhamos para as prateleiras da nossa casa de banho, reparamos que temos vários produtos ainda utilizáveis e não queremos deitar fora. Também comparação de preços “cosmética convencional” vs “cosmética orgânica” é automática. Não podemos negar, que grande parte dos produtos orgânicos, são normalmente mais caros que os famosos produtos de “supermercado” por exemplo, porém, quando decides que queres essa mudança para a tua pele, ninguém disse que tinha de ser imediato e que tens de comprar tudo e deitar fora, todos os teus produtos ao mesmo tempo.

No meu caso, esta alteração foi gradual e quando um produto acabava, optava por dar preferência aos orgânicos e naturais. Assim, fui alterando toda a minha rotina de acordo com as minhas possibilidades, sem obstáculos ao meu objetivo.

3-Encontra marcas que gostes e que confies

Lê os ingredientes, pesquisa sobre as marcas em questão e encontra marcas com as quais de identificas e confies. No meu caso, existem duas características que considero essenciais: “Cruelty free” ou seja, produtos que não são testados em animais como também, substâncias livres de produtos tóxicos como os parabenos, metais pesados, formaldeído, lauril sulfato de sódio, entre outros.

Espero que gostes,

 

Filipa

 

 

 

Comments

  1. Filipa, obrigada pelo post super esclarecedor. Penso apenas que seria uma mais valia e grande ajuda, dares exemplo de algumas marcas/mostrares os produtos que tu própria “consomes”, de forma a que a identificação e procura seja mais eficaz 🙂 beijinho

    • Olá Sílvia!
      Neste momento utilizo os produtos da Freshly Cosmetics (já fiz um post sobre a marca, se tiveres curiosidade) e várias marcas que encontro na loja Organii Bio (podes comprar online ou no lx factory, se não me falta nenhum local). Muitos beijinhos!!

Write a Comment