a pizza também pode ser saudável!

Pizza… uma palavra que automaticamente me faz crescer água na boca. Sou uma viciada em todos os tipos de pizza e desde que adoptei uma alimentação mais saudável, que este é um dos meus almoços/jantares preferidos, quando me apetece fugir à rotina.

Como já sabes, um dos meus objetivos principais quando cozinho, é preparar receitas que adore e que possa comer mais regularmente. Como tal, fruto de um desejo profundo de comer pizza, num dia em que estava sozinha em casa, nasceu esta receita muito saborosa .

O que posso adiantar é que é uma pizza que não é composta pelas famosas farinhas refinadas, nem manteiga, nem açúcares, utilizando como base a batata doce, um alimento rico em fibras e hidratos de carbono de baixo índice glicémico, prolongando a sensação de saciedade.

De notar que, quando estiveres a preparar a base, deves ter cuidado ao manusear a mesma, pois é muito frágil.

Vamos a isso?

Ingredientes:

  • 200g de batata doce sem casca
  • 50g farinha de coco
  • 1 ovo
  • 20g azeite/óleo de coco
  • alecrim qb
  • tomates cherry
  • 2 cebolas
  • mozzarella a gosto
  • sal qb
  • pimenta qb

Preparação:

1- Começa por pré-aquecer o forno a 200º e coze a batata doce numa panela.

2-Depois da batata estar pronta, coloca-a em conjunto com a farinha de coco, o  ovo, o azeite e uma pitada de sal, num processador de alimentos

3-Prepara um tabuleiro com papel vegetal e estende a massa (A massa não vai ser tão maleável quanto aquelas que estas habituada/o, tenta que não fique muito fina para não se partir e vai acrescentando farinha de coco, caso necessário).

4-Quando a massa estiver estendida e no formato que desejas, adiciona um fio de azeite, alecrim e leva ao forno durante aproximadamente 30 min (vai controlando a partir dos 20min para não queimar).

5-Assim que estiver dourada, retira do forno, deixa arrefecer um pouco e vira a massa ao contrário, acrescentando novamente um fio de azeite e alecrim (neste passo costumo colocar uma folha vegetal por cima e viro o tabuleiro com cuidado). De seguida, coloca novamente no forno durante aproximadamente 10/12 min.

6-Numa frigideira, corta a cebola e salteia com um pouco de azeite e pimenta.

7-Depois da massa estar pronta, acrescenta os toppings e coloca no forno até dourar. Neste caso acrescentei cebola, tomates cherry e mozzarella.

Pronta e deliciosaa! Fiz para os meus amigos e fez muito sucesso cá em casa 😉

Bons cozinhados

Filipa

Comments

  1. Bom dia Filipa
    Adoro as tuas sugestoes!
    Tenho e uma dúvida, visto que não gosto de Coco, posso substituir a farinha de Coco por outra? Se sim qual me aconselhas?
    Obrigado e muito sucesso!

    • Olá Nadia!
      Esta farinha não sabe a coco na minha opinião mas podes substituir pela farinha que quiseres. 🙂
      Eu gosto da de arroz ou trigo sarraceno. Em relação às outras farinhas, não sei se resulta nestas quantidades pois a de coco é mais “pesada”, mas experimenta!!
      Muitos beijinhos ❤️

      • Obrigado pela tua simpatia ❤

  2. Olá FIlipa 🙂
    Já tinha visto bases com outros ingredientes, mas com este ainda não. Vou experimentar um dia , e ver como fica 😀 Mas deliciosa deve ficar 😀

    beijinhos

    • Depois diz-me se gostaste! ❤️

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