wanderlust 108, um triatlo mindful!

Eu perguntei, vocês escolheram.Hoje vou falar sobre o evento que fui ontem. Um evento que não é igual aos outros. Um evento que me encheu o coração: Wanderlust 108.

Citando a descrição deste evento, através do site oficial: “O Wanderlust 108 é a celebração do movimento mindful com um triatlo diferente de tudo o que já viste até hoje. Num parque da cidade, três atividades que se complementam: uma corrida de 5km, uma aula de yoga ao ar livre e meditação guiada. Depois do triatlo, podes experimentar uma atividade, como acroyoga, AIReal Yoga, hoola-hoop, Yin Yoga entre outras.”. Este não é um evento exclusivo de Portugal, sendo conhecido em várias partes do Mundo.

Prometendo “um triatlo Mindful”, com vídeos de apresentação inspiradores e promessas que nos enchem de expectativas, posso dizer que não só atingiu todas as minhas, como também as superou. Aliás, com nomes como Isa Guitana, Filipa Veiga, Jean-Pierre de Oliveira, Rute Caldeira, entre muitos outros profissionais maravilhosos, este não podia deixar de ser um sucesso.

Começando por falar deste “triatlo Mindful”. Este não é um conceito comum, aliás, atrevo-me a dizer que este é o único  evento que combina corrida, com yoga e meditação. Tal como dito anteriormente, a manhã foi composta por uma corrida, uma aula de yoga dada pela Filipa Veiga e Jean-Pierre de Oliveira, culminando com um momento inspirador de meditação, conduzido por Rute Caldeira.

Palco principal no final da Meditação guiada por Rute Caldeira

Mas porque é que este evento é tão especial?

Antes de mais, foca-se no exercício físico, meditação, conhecimento e até comida saudável, o que para mim, são grandes pilares, que contribuem para o meu bem-estar, tornando este evento num “shot” de Energia.

Com este post não tenho como objetivo explicar em detalhe tudo o que fiz neste evento mas sim, em partilhar contigo porque é que iniciativas como estas, são importantes, como também, porque é que considero que este evento teve um impacto no meu bem-estar e felicidade para toda a semana!

Como te disse, o grande foco deste evento foi a tal experiência “Mindful”, que para além de contar com várias palestras, workshops e aulas, conseguiu associar quatro grandes pilares, que no meu caso, são uma base para a minha vida, equilibrando a minha mente, corpo e espírito: exercício físico, meditação, yoga e alimentação saudável.

Começando pelo início, o dia começou bem cedo com uma corrida de 5km, em conjunto com uma pessoa muito especial para mim. Já toda a gente sabe dos benefícios associados ao exercício, mas nunca é demais recordar. A verdade é que o exercício, seja qual for, tem um tremendo impacto no nosso corpo e mente, destacando a promoção de longevidade, redução de doenças crónicas, cancro, obesidade e enfartes. Como também, em relação aos benefícios psicológicos, estudos indicam que o exercício promove o bem-estar, tendo um impacto positivo na depressão, mau humor, redução do stress e imagem corporal e auto estima.

Antes da corrida começar, com a minha amiga Rita.

De seguida, contámos com duas aulas intensas de Yoga, que para além de terem sido dadas por excelentes profissionais, foram acompanhada de música (muito boa, devo realçar), que sem dúvida tornou esta prática diferente e muito especial. O que senti foi uma união brutal entre a música e a prática, o que confesso que nunca tinha experimentado. Como sabem, apesar de ainda ser uma iniciante, o Yoga mudou a minha vida, principalmente porque esta prática  é considerada uma união do corpo mente e espírito, permitindo uma relação harmoniosa connosco, com os outros e com o Universo (ver mais AQUI).

Outra coisa que adorei neste evento, é que davam oportunidade de experimentar vários tipos de yoga, o que achei maravilhoso, principalmente, para quem é um iniciante neste mundo, pois temos oportunidade de experimentar e sentir aquele que mais se adapta a cada um de nós.

A experimentar Aerial Yoga, muito divertido!

A terceira e última parte da manhã, culminou com a meditação, (ver post mais específico AQUI). Esta é essencial até porque, a nossa mente gera pensamento e este é quase constante e, por isso, é muito difícil conseguirmos silenciar completamente a nossa mente e quando tentamos, a verdade é que passado uns minutos, todo o ciclo de pensamentos recomeça. A meditação, segundo Deepak Chopra, “é a técnica que nos permite fugir a este ciclo”, permitindo-nos aceder ao nosso “campo de potencialidade pura”. Esta aula foi guiada pela Rute Caldeira, uma pessoa muito inspiradora que conseguiu uma viagem interior e no final, incentivou a conexão com o outro, algo que não estava à espera mas que fez todo o sentido!

Sobre a alimentação, não é segredo que uma alimentação saudável é uma grande prioridade para mim e a preocupação que existiu neste festival, deste opções saudáveis a workshops, foi sem dúvida, muito positiva.

Como cereja no topo do bolo, quem não gosta de umas comprinhas lindas, cheias de opções maravilhosas, desde tudo o que precisas para a prática do Yoga, cristais, garrafas de água sustentáveis, plantas, entre muitas outras coisas. Pessoalmente, tive a oportunidade de conhecer uma marca que adoro, a Samadhi, que nos oferece uma grande variedade de produtos desde tapetes, conjuntos e acessórios para a prática do Yoga.

Na “loja” Samadhi, com a querida Helena.

Como podes ver, quando se juntam todos estes pilares, quando vemos iniciativas destas capazes de inspirar milhares de pessoas para uma vida mais saudável, sustentável e conectada, não há como não amar e não partilhar.

Devo dizer, que toda a energia foi sentida, a força de uma prática com tanta gente é indescritível e foi proporcionada, sem dúvida, uma grande conexão connosco mesmos, com os outros e com a Terra/Universo. Sinto que por vezes precisamos de parar, tirar um dia para nos conectarmos com uma maior intensidade, de cuidarmos de nós e de recarregar as energias e este evento serviu para isso mesmo. Foi uma inspiração e uma motivação para continuar este caminho de auto-descoberta e auto-realização.

Esta foi sem dúvida uma iniciativa que me vai deixar saudade e que certamente contribuiu para o meu maior bem-estar e uma energia mais forte, para toda a semana!

Obrigada a todos os que conseguiram contribuir e parabéns aos intervenientes pela iniciativa*

 

Filipa

 

 

 

Comments

  1. Adorei o post! Super explicativo. Tenho pena de não ter ido. Kiss

    • Obrigada Sofia!! Vais ter mais oportunidades :). Beijinhos

Write a Comment