“com a fair bazaar a sustentabilidade está na moda”

“Com a Fair Bazaar a sustentabilidade está na moda”. É assim que te apresento um projecto fantástico, criado com muito amor e dedicação: a Fair Bazaar.

Criado por duas empreendedoras maravilhosas, a Joana Cunha e a Patrícia Imbarus, a Fair Bazaar é daqueles projectos pelo qual não consigo ficar indiferente e como tal, não podia deixar de partilhar no Terra Maya.

Este nasceu depois de ambas assistirem ao documentário,  “The True Cost” de Michael Ross (documentário esse que já partilhei AQUI), que as despertou para a infeliz realidade no mundo da moda e não só.

Há uns dias, partilhei para quem me segue no Instagram a minha ida ao Green Fest, um evento no Centro de Congressos do Estoril, onde partilhei um pouco do que é esta plataforma e de algumas marcas a que está associada.

Hoje partilho contigo a minha conversa com a Joana e com a Patrícia, de modo a explicar melhor este projecto e como é que o podemos encontrar.

Desde já, quero agradecer a ambas por lutarem por esta causa e por tentarem tornar o nosso mundo, um sítio melhor.

1- O que é a fair bazaar?

A Fair Bazaar é uma plataforma online que junta marcas sustentáveis de moda, beleza e casa, dando oportunidade aos consumidores de adquirirem produtos de alta qualidade, que contribuam para o comércio ético e justo, indo ao encontro dos ideais de cada um, seja vegan, eco friendly, fair-traide, artisan, recycled, organic, zero waste ou small scale.

2- Quais os critérios que uma marca tem de ter, para estar presente na vossa plataforma?

Todas as marcas são selecionadas sob curadoria da Fair Bazaar onde a busca incide em produtos com história e design contemporâneo. Através da plataforma, o consumidor tem acesso à história e ao impacto de cada produto, com a máxima transparência: desde os materiais utilizados, local onde foi produzido, condições de trabalho dos intervenientes e ainda modo de distribuição. A escolha dos parceiros é, por isso, rigorosa e envolve um estudo aprofundado da cadeia de valor de cada um destes.

3- Que produtos posso encontrar nesta plataforma?

A ideia da Fair Bazaar é ter numa só plataforma tudo o que precisa para ter um estilo de vida mais consciente e sustentável, desde escovas de dentes de bamboo até sapatos feitos de Pinatex (folhas de ananás).

A palataforma irá ter também uma parte pedagógica com conteúdos educativos para o consumo responsável, storytelling dos produtores, entrevistas com líderes de opinião, entre outros. Serão ainda desenvolvidas atividades por toda a Europa, como community events e workshops.

 

4- Como é que posso ver e comprar os vossos produtos?

Pode ver e comprar todos os produtos no site www.thefairbazaar.com

Este é um projecto novo, que acredito que vai ser uma grande ajuda futura, para quem procura produtos mais sustentáveis e conscientes que por vezes parecem ser tão difíceis de encontrar.
Obrigada Joana e Patrícia.
Fica a dica 🙂
Filipa

Write a Comment