como é que podemos utilizar o mindfulness para nos ajudar a ultrapassar os desafios do dia-a-dia?

É um facto que nos dias de hoje, conceitos como Mindfulness, Yoga e Meditação estão muito na moda. Existe cada vez mais uma preocupação com o nosso bem-estar, dando importância não só ao corpo mas também à mente e espírito. O que noto é que apesar de nos preocuparmos em colocar estes conceitos em prática, por vezes, apenas sabemos que estes nos influenciam positivamente mas não sabemos explicar porquê.

Já tinha feito um post sobre Mindfulness (podes ver AQUI, se quiseres saber mais) mas voltando a explicar o que é, resumidamente,  é uma forma de estar presente no “aqui” e no “agora”, sem julgamentos. É um tomar de consciência do nosso mundo interno e externo, prestando atenção a todos os estímulos, sentimentos e pensamento mas sem os julgarmos e criticarmos. Por essa razão, o  Mindfulness permite-nos  evitar pensamentos “mais automáticos” e pouco saudáveis, promovendo a auto-regulação. Por sua vez, esta auto-regulação, está relacionada com a prevalência de sentimentos e emoções mais positivas.

No que toca à autoestima, apesar de não existir uma definição universal e constante, esta está relacionada com a apreciação e julgamento que fazemos de nós mesmos, uma noção de competência e valor, sendo influenciada pela nossa capacidade de ajustamento, sentimentos positivos/negativos, comportamento social, entre outros factores. A verdade é que hoje em dia já se sabe que a autoestima tem um impacto directo no nosso bem-estar e na forma como vemos e lidamos com a nossa vida,  até porque, sabe-se que uma baixa autoestima está relacionado com uma maior prevalência de emoções/sentimentos negativos, depressão e mau ajustamento. Em contrapartida, uma boa auto-estima contribui para um maior bem-estar físico e mental, diminuindo a ansiedade, stress, capacitando a pessoa para lidar com situações/pensamentos mais negativos.

Pessoalmente todas estas definições me fazem sentido na prática, até porque, quando fiz algumas mudanças na minha vida, entre elas um pensamento mais mindful e não tanto focado no futuro/passado criticando e julgado tudo o que sentia, notei um grande impacto na minha autoestima principalmente porque passei a ser menos crítica comigo mesma.

Mas porque é que o Mindfulness nos pode ajudar a ultrapassar as dificuldades do nosso dia-a-dia?

1- Dá-nos uma nova perspectiva:

O Mindfulness, ao permitir que vejamos a nossa vida sem fazermos julgamentos nem críticas, possibilita uma mudança de perspectiva porque acabamos por não ficarmos focados apenas nos aspectos, sentimentos e/ou emoções negativas, que tanto nos influenciam e por vezes nos “cegam”. Pessoalmente, o que notei, é que passei a conseguir ver mais facilmente, aspectos positivos e negativos perante uma mesma situação, sendo que antigamente me sentia mais absorvida quando estava triste ou chateada com algo.

2-O Mindfulness ajuda-nos a controlar os nossos sentimentos e emoções.

Ao aceitarmos sem julgamento os nossos pensamentos, sentimentos e emoções, conseguimos diminuir a prevalência de emoções/sentimentos negativos, até porque, conseguimos mais facilmente fazer uma auto-regulação. Isto porque, não deixamos que os mesmos nos absorvam e em vez de nos entregarmos logo aos mesmos, conseguimos detectá-los, respirar fundo e entender porque é que os estamos a sentir, reduzindo a impulsividade.

3-Impacto na nossa auto-estima:

Estudos indicam que o aumento desta experiência de mindfulness, contribui para o aumento da nossa autoestima isto porque, acaba por influenciar, diminuindo a nossa autocrítica como também, influencia a prevalência de sentimentos mais positivos e uma perspectiva também ela mais positiva. Por sua vez, uma maior autoestima está directamente relacionada com um maior bem-estar, influenciando a forma como nos vemos e como lidamos com as diversas situações do nosso dia-a-dia.

 

Espero que gostes,

Filipa

 

Bajaj, B., Gupta, R., & Pande, N. (2016). Self-esteem mediates the relationship between mindfulness and well-being. Personality and Individual Differences, 94, 96–100. https://doi.org/10.1016/j.paid.2016.01.020 (1,82)

Comments

  1. Muito bom Filipa. Grande beijinho

    • Obrigada Joana!! Muitos beijinhos

  2. Mais um post muito bom! Continua Filipa! Um grande beijinho 🙂

    • Muito obrigada Daniela!!! Grande beijinho

  3. Olá Filipa! Tenho gostado muito de conhecer o teu blogue e mais sobre ti. Enquanto estudante de Psicologia todas estas questões que abordas são do meu interesse. Apesar de ainda saber pouco sobre o Mindfulness compreendo a sua importância e impacto positivo no nosso quotidiano. Mais do que ler nos livros, os testemunhos reais de pessoas que adoptam um estilo de vida mais Mindfull é importante e faz falta. Parabéns pelo blogue, um grande beijinho 🙂

    • Olá Inês! Muito obrigada, grande beijinho <3

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