vamos falar sobre maquilhagem?

Para quem me segue à mais tempo sabe que sou uma adepta da cosmética natural e orgânica (sabe mais AQUI) e como tal, tenho recebido algumas perguntas sobre maquilhagem, se me maquilho ou não e o que uso.

Antes de mais, penso que é importante referir que apesar de eu defender que devemos gostar de nós tal como somos, que devemos abraçar todas as nossas imperfeições e que a nossa beleza tem de partir “de dentro” e não o contrário, gosto e uso maquilhagem. Porém, esta minha relação com a maquilhagem nem sempre foi assim. Quando era mais nova tinha caixas e caixas com produtos, usava uma maquilhagem mais carregada e nunca saia de casa sem estar impecavelmente maquilhada. Atenção que considero que isto não tem problema nenhum se não interferir com a nossa vida, o que não era o meu caso, porque a verdade é que não me conseguia ver sem maquilhagem, tendo um enorme impacto na minha autoestima. Paralelamente, a minha pele é bastante sensível e a quantidade de maquilhagem que usava não estava a ajudar, muito pelo contrário. Quando mais eu fazia por esconder, mais a minha pele reagia,o que acabava por ser bastante adverso.

Desde que me comecei a preocupar com o meu bem-estar físico, mental e espiritual que fiz algumas mudanças na minha vida. Uma mudança de perspectiva fez-me perceber que é essencial gostar de mim, que a perfeição é utópica, que todos somos perfeitos à nossa maneira (cliché mas verdade) e que devemos cuidar de nós com todo o amor, querendo sempre o melhor e livre de substâncias prejudiciais. Tal como alguns alimentos podem ser negativos para o nosso organismo, também os parabenos e químicos presentes em alguns produtos de cosmética, podem ser prejudiciais para a nossa pele.

De acordo com a Organii Bio, existe uma grande diferença entre a makeup convencional e a biológica, sendo que a primeira contém frequentemente parabenos, derivados do petróleo, químicos sintéticos, silicones e chumbo. Comparativamente, a maquilhagem biológica utiliza na sua composição vários minerais, ingredientes naturais e biológicos, óleo vegetais e é cruelty free (não testa em animais), sendo ideal para peles sensíveis, oferecendo também protecção UV e é amiga do ambiente,pois a sua produção não contribui para a poluição global.

Actualmente a minha concepção de maquilhagem mudou e posso dizer que tenho como lema “less is more” para a minha maquilhagem de dia-a-dia. Acredito que não precisamos de estar sempre hiper maquilhadas para nos sentirmos bonitas e que é importante abraçar a nossa beleza natural.

Quais os essenciais na minha maquilhagem de dia-a-dia? 

1-BBcream: É muito importante para mim sentir a minha pele leve e hidratada e por isso utilizo um BB cream que uniformiza o tom de pele mas deixa um acabamento bastante natural.Neste momento o meu preferido é da Puro Bio e tem um preço bastante simpático.

2-Pó Bronzeador: O pó bronzeador que utilizo neste momento também é da Puro Bio e uso para realçar os contornos do rosto.

3-Máscara de Pestanas: Sinceramente já usei extensão de pestanas durante vários anos e voltar às minhas pestanas naturais foi uma grande alteração na minha vida, que agora faz todo o sentido para mim. Gosto muito da máscara de pestanas Dr.Hauschka Volume Mascara 01.

4-Batom: Adoro batons e brincar com as cores, principalmente relacionando com cada estação. Como estou a partilhar apenas o que utilizo no dia-a-dia, há um batom que nunca sai da minha mala: o Lip Balm da Cowshed, que dá um efeito quase gloss que adoro e hidrata os lábios.

*Toda a minha maquilhagem é bio, incluindo os exemplos aqui presentes.

Como te disse, durante o dia prefiro algo mais natural, mas confesso que gosto muito de me maquilhar e de ser maquilhada. Não foi o meu gosto pela maquilhagem que se alterou  mas sim o motivo pelo qual esta era usada: Como uma forma de esconder todas as imperfeições,que me impedia de me sentir bem na minha própria pele.

Your face tells your unique story, so embrace it and share that story with the world.

Melissa Hoffmann

Espero que gostes *

Filipa

 

Comments

  1. Hi Filipa,
    Vi o teu post sobre maquiagem bio e fiquei super interessada. Onde se compram esse tipo de produtos? Existem lojas físicas onde se pode experimentá-los?
    Kiss,
    Joana

    • Olá Joana :)! Tens a Organii Bio no Lx Factory por exemplo.
      Beijinhos!!

  2. Olá Filipa,
    Quando usas BB cream colocas à mesma o creme hidratante ou o BB substitui o creme?
    O teu BB é a cor 1 ou 2?
    Obrigada
    Beijinho

    • Olá Teresa!
      Coloco também creme hidratante 🙂 se não me engano é o 2!
      beijihos

Write a Comment