cerdeira village, um paraíso na serra da lousã

Penso que, para quem me acompanha nas redes sociais e blog, já é evidente o meu gosto pela Terra e pela Natureza. Para mim é essencial, por vezes, parar a vida frenética da cidade e recarregar as minhas energias profundamente e como tenho a sorte de ter um namorado que adora sítios mais resguardados como eu, que melhor que uma escapadinha romântica pela Natureza.

Neste último fim-de-semana, tive o privilégio de conhecer um sítio realmente mágico que superou todas as minhas expectativas: a Cerdeira Village

Posicionada no cimo da Serra da Lousã, para além de manter a tradicional e famosa Aldeia de Xisto, tem uma vista lindíssima que ainda lhe dá mais encanto. Confesso que no que toca a férias, sou fã de locais resguardados, rurais, no meio da Natureza e por isso foi fácil apaixonar-me automaticamente por este sitio.

Logo quando se entra na Vila, sentimos uma magia quase medieval (que adorei!), um cuidado evidente em tudo o que nos rodeia, associado a uma enorme simpatia pelos trabalhadores do local, que conseguem manter um ambiente caseiro e próximo. Feita de Xisto, conservando todas as tradições mas cuidadosamente recuperada, nesta aldeia existem várias casas maravilhosas, com todo o conforto e altamente preparadas para o frio da região (muito quentinhas e agradáveis, principalmente para pessoas friorentas como eu).

A casa onde fiquei, feita de Xisto tal como toda a vila, madeira e um acabamento de barro e palha, transmite-nos um conforto indescritível. Apesar do frio que se fez sentir lá fora, toda a casa está bem equipada com aquecimentos  em todas as divisões e posso afirmar que frio, dentro de casa, foi algo que não existiu.

Um outro aspecto positivo, para mim, para além de todo o ambiente envolvente e de uma vista espectacular, é o facto de podermos alugar casas que dão para toda a família. Para além de todo o conforto que estas têm e da sua beleza e decoração rústica e simples, têm cozinha, o que nos permite cozinhar as nossas próprias refeições, sendo mais económico. Outro aspecto que não posso deixar de mencionar, é a lareira, que podemos acender se quisermos e vamos ser sinceros: quem não adora uma noite com um copo de vinho, petiscos, broa e uma boa lareira para nos aquecer, sem termos de sair de casa naqueles dias de Inverno mais frios?

Rodeada pela serra, fauna e flora, tive a oportunidade de ver veados, lebres e uma vista que nos deixa sem palavras. Para além disso, a Cerdeira Village tem a vantagem de estar bem posicionada e por isso, conseguimos fazer várias caminhadas que a ligam a outras Vilas de Xisto, na Serra da Lousã e devo dizer que o caminho é espectacular. Sou da opinião que se deve conhecer tudo a pé,  porque acredito que é a melhor forma de conseguirmos usufruir de toda a experiência e existem vários roteiros diferentes à nossa disposição.

Por fim, também tive a oportunidade de fazer uma experiência criativa, que adorei, com a talentosa Kerstin Thomas. Aqui, também existe a possibilidade de fazermos vários ateliers artísticos, onde conseguimos aprender a trabalhar com cerâmica e madeira, que é algo que a difere de outros alojamentos semelhantes.

*Para quem tiver curiosidade, no dia 23 deste mês, os ateliers vão ser abertos ao público, onde poderás ter contacto com várias técnicas artísticas.

Fiquei encantada com este local e fui embora com a promessa de um dia lá voltar…

Filipa

 

Write a Comment